Curso de Medicina do UniSãoCarlos realiza ação de Prevenção e Sala de Espera

Objetivo foi de esclarecer dúvidas sobre algumas doenças e a aproximação com os pacientes

O curso de Medicina do Centro Universitário São Carlos (UniSãoCarlos), através do 3º período da disciplina ‘Iniciação a Prática Clínica’ (IPC), ministrada pela Profª. Luciana Moulin e sob a coordenação da Profª. Sandra Tavares, realizaram uma ação de Prevenção e Sala de Espera.

O evento aconteceu na manhã do dia 25 de março na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), do ‘Postinho’ do Bairro Pimentel Marques 2, ocasião onde foram tratados dois temas: a Hipertensão e o Março Amarelo e Lilás, que aborda o Câncer de colo de útero e a Endometriose.

Já na Sala de Espera foi desenvolvido um trabalho aos pacientes que estavam na unidade de saúde aguardando o atendimento médico. “É um trabalho de prevenção de saúde e o público foi os pacientes da unidade. Esclarecemos dúvidas sobre a Hipertensão e o câncer do colo do útero, entre outras. Tive o total apoio da coordenação da unidade, através da enfermeira Cristiane e sua equipe”, disse a Profª. Luciana Moulin.

Os principais cuidados com a hipertensão, o câncer do colo do útero e a endometriose envolvem prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Para a Hipertensão é preciso manter uma alimentação equilibrada com pouco sal, praticar exercícios físicos, controlar o estresse e monitorar a pressão regularmente.

O Câncer do Colo do Útero requer vacina contra o HPV, realizar exames preventivos como o Papanicolau, usar preservativo e evitar o tabagismo. Já a Endometriose, é preciso buscar acompanhamento ginecológico, usar medicamentos prescritos, adotar uma dieta anti-inflamatória e praticar atividades físicas.

Ainda segundo a Profª. Luciana Moulin, o acompanhamento médico regular é essencial para a prevenção e controle dessas condições.

A proposta foi um sucesso e com adesão total dos colaboradores da unidade e também a participação ativa dos pacientes que ali estavam. Os alunos esclareceram dúvidas e tiveram a oportunidade de estar mais perto do dia a dia dos pacientes daquele território. Com isso entendemos que cuidar vai além do consultório, cuidar requer misturar os atores e participar das aflições e preocupações dos pacientes”, concluiu a professora.

_________________________________

Jornalista: Esio Bellido

Reg. nº 0036792/RJ – MTb

Comunicação UniSãoCarlos

_________________________________

Momentos da ação:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress