Doe Sangue, Salve Vidas: Tudo o que você precisa saber para se tornar um doador

Como faço para doar sangue? Eu posso? O UniSãoCarlos te orienta corretamente sobre a doação de sangue

A doação de sangue é um ato simples, rápido e solidário que pode salvar até quatro vidas. Em momentos de emergência ou escassez nos bancos de sangue, esse gesto ganha ainda mais importância.

Diante disso, o Centro Universitário São Carlos (UniSãoCarlos) abraça a campanha ‘Doe Sangue, Salve Vidas’ que vem sendo desenvolvida pelo curso de Medicina, juntamente com parcerias da Vital Sangue e do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

Mas você sabe quem pode doar, como é o processo e por que essa atitude é tão essencial?

Quem pode doar sangue?

Nem todo mundo está apto a doar, por isso existem critérios básicos definidos pelo Ministério da Saúde: a Idade é de 16 a 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis; pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60).

Ter o peso acima de 50 kg e estar em boas condições de saúde, sem sintomas de gripe, febre ou infecções recentes. Em relação aos intervalos entre as doações, os homens podem doar a cada 2 meses (até 4 vezes por ano) e as mulheres a cada 3 meses (até 3 vezes por ano).

Pessoas com doenças transmissíveis pelo sangue, como HIV, Hepatite B e C, uso recente de drogas ilícitas, ou que fizeram tatuagem ou piercing há menos de 12 meses, entre outros fatores, são temporariamente ou definitivamente impedidas de doar.

Como funciona a doação?

O processo é simples e leva cerca de 40 minutos. Primeiramente é preciso ser feito um cadastro onde consta documento com foto e preenchimento de ficha com informações pessoais.

É feita uma triagem clínica, com entrevista com profissional de saúde sobre hábitos e histórico médico. A coleta é realizada em ambiente limpo e seguro e o doador recebe um lanche e orientações sobre hidratação e alimentação nas próximas horas.

O corpo repõe rapidamente o volume de sangue retirado, e a doação não traz riscos à saúde do doador.

Por que a doação é tão importante?

O sangue não pode ser fabricado em laboratório. Ele é essencial para cirurgias, tratamento de câncer, anemias graves, acidentes e partos de risco. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 1,6% da população brasileira doa sangue regularmente, isso significa um número que ainda está abaixo do ideal.

Bancos de sangue enfrentam quedas constantes nos estoques, especialmente em feriados, períodos de frio e durante epidemias. A doação regular é fundamental para manter o abastecimento e salvar vidas todos os dias.

Dicas para uma doação tranquila

Durma bem na noite anterior – Alimente-se, mas evite alimentos gordurosos antes da doação – Hidrate-se bem – Evite álcool 24h antes – Leve um documento oficial com foto.

Seja um herói da vida real. Procure um hemocentro mais próximo ou alguma campanha de doação que esteja acontecendo na cidade e faça a sua parte. Alguém está esperando por você.

_________________________________

Comunicação UniSãoCarlos

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress